BLOG

O que é mercado Offshore

O mercado Offshore é formado por empresas que executam suas operações afastadas do seu território de origem. O termo está muito associado ao setor petrolífero, que, frequentemente, envia suas plataformas de exploração ao alto-mar. A Petrobrás é um grande exemplo desse segmento no Brasil.

Também chamado de mercado óleo e gás, é uma área que está em crescente expansão e movimenta bilhões de reais anualmente. Tendo em vista sua importância econômica, escrevemos este artigo para explicar em detalhes como funciona e de que forma a Sansuy está inserida nesse cenário. Não deixe de acompanhar!

Quais são as características do mercado Offshore?

Offshore é um termo em inglês que pode ser traduzido como “em alto-mar” ou “longe da costa”, pois se refere à extração de petróleo e gás em poços marítimos. A Petrobrás é a maior empresa desse ramo no Brasil e uma das mais reconhecidas internacionalmente, chegando a atuar até mesmo em outros países.

Apesar de causar muita controvérsia com todas as questões ambientais envolvidas, é um dos setores que mais contribui para a economia global. Além de ser a principal fonte energética do planeta, é um importante gerador de empregos, fomentador de pesquisas e facilitador de relações diplomáticas.

Para expor todo o seu potencial econômico para o Brasil, a empresa Ernst & Young (EY) e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) publicaram o estudo intitulado “A Relevância do Petróleo para o Brasil”.

De acordo com a pesquisa, o país tem mais de 27 bilhões de reservas de petróleo e gás, mas apenas 7% das áreas de bacias já foram estudadas. O pré-sal é uma das descobertas mais promissoras nesse sentido, pois estima-se que tenha 5 km de reservatório e 178 bilhões de barris de óleo.

Os trabalhadores desse setor costumam receber salários 3,8 vezes superiores que a média salarial brasileira, e a expectativa é de que sejam criados 873 mil postos de trabalho até 2022.

Tudo isso significa que temos um imenso potencial de crescimento, que promoveria um grande salto no desenvolvimento socioeconômico do país e mudaria a vida de bilhões de brasileiros.

Qual é a importância da segurança nesse setor?

O mercado óleo e gás está associado a uma série de riscos inerentes às suas atividades, o que tem sido amplamente debatido nas últimas décadas. As tecnologias desenvolvidas para o setor devem garantir a segurança de vidas humanas e do meio ambiente, mas também prevenir ações maliciosas.

As plataformas em alto-mar carregam substâncias inflamáveis e altamente tóxicas, além de ficarem expostas a condições climáticas severas. Por isso, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determina que todas as instalações marítimas devem estar de acordo com o Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).

O regulamento está alinhado às normas adotadas internacionalmente e abrange toda a extensão das atividades petrolíferas, das infraestruturas e práticas de gestão.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ENTRE EM CONTATO

R. Abílio Fernandes Bandeira, 149 - Granja dos Cavaleiros, Macaé - RJ, 27933-440